quinta-feira, 31 de março de 2011

A mudança de data na Páscoa - Ano Litúrgico (2a Parte)

Entendido a postagem anterior, sobre o "Equinócio", fecho minha explicação...

O Ano Litúrgico é o tempo que marca as datas dos acontecimentos da História da Salvação. Não é como o ano civil, que começa em 1º de Janeiro e termina em 31 de Dezembro. Ele é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória dos Santos.

Os povos antigos comemoravam o equinócio da primavera. Significava o início do período de fertilidade, onde os frutos começariam a brotar. O ano era luni-solar: 12 meses de 29 ou 30 dias, com um mês suplementar cada dois ou três anos para tirar o atraso do ciclo lunar sobre o ano solar.
Desde o ano de 367 a.C., os sábios babilônicos, repartindo a intervalos fixos 7 meses suplementares sobre um ciclo de 19 anos, anularam, salvo umas duas horas, este atraso. Os macedônicos, em 312 a.C., adotaram este sistema, inaugurando “a era dos gregos”, que prevaleceu para todo o Oriente.
Na Babilônia conservou-se o ano primaveril. Entre os judeus, o ciclo cultural começa também na primavera; o ano novo civil, ao contrário, era celebrado no outono, mas a numeração dos meses se fazia começando na primavera, portanto, como na Babilônia.
A observação da lua nova de nisan (mês Babilônico = março/abril mês solar) é que fixava todo o calendário: normalmente ela seguia o equinócio da primavera, podendo o intervalo chegar a 29 dias.

Com base no que foi comentado acima, podemos perceber que existiu a necessidade de se organizar essas comemorações. E assim a Igreja fez, ao longo de séculos, estabelecendo um calendário de datas a serem seguidas, que ficou sendo denominado de “Ano Litúrgico” ou “Calendário Litúrgico”.
O Ano Civil começa em1º de Janeiro e termina em 31 de Dezembro. Já o Ano Litúrgico começa no 1º Domingo do Advento (cerca de quatro semanas antes do Natal) e termina no sábado anterior a ele.

A Igreja, para comemorar o Tempo da Quaresma e o Tempo Pascal, resolveu aproveitar o calendário antigo, marcando como data para ser comemorada a Páscoa o 1º domingo, depois da 1ª lua cheia imediatamente após o equinócio da primavera (por volta de 20 de março). Caso haja coincidência, por exemplo, o equinócio e 1ª lua cheia caírem no mesmo domingo, então será esta a data.
Neste ano (2011), tivemos uma lua cheia em 19 de março e vamos ter a próxima em 18 de abril. Como o equinócio foi em 21 de março, vamos comemorar a Páscoa no domingo dia 24 de abril.
O Tempo da Quaresma é comemorado em torno de 40 dias antes do Tempo Pascal, começando na quarta-feira de cinzas e terminando na quinta-feira da semana santa. Neste ano, a quarta-feira de cinzas caiu no dia 9 de março, 43 dias antes da quinta-feira da semana santa.


Dedico esta pesquisa ao círculo Céu, especialmente a Claudio/Josi e Leo/Pati. Dever de casa cumprido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário