quarta-feira, 6 de abril de 2011

A alma

A alma é a força movente, é o sopro que o Espírito nos dá, é a consciência que nos move para vivermos a vida. A palavra grega para alma, psyche, está ligada a psycho, que significa “soprar, respirar” A palavra latina anima vem do grego anemos, que é vento. Portanto, a alma é sempre vista em conexão íntima com a respiração. Ela é, para muitos povos, um corpo respirador invisível.
Anselm Grun, no livro “a alma” (eu recomendo), relata que em sua experiência no acompanhamento espiritual mostra que a alma muitas vezes nos pede a palavra. Ela não pede apenas a palavra em pensamentos piedosos, muitas vezes ela o faz numa doença. A depressão é frequentemente um grito de socorro da alma contra o desenraizamento de nossa vida.
A riqueza da alma são as lembranças que guardamos em nós e também as imagens interiores que brotam de nossa alma. E é, em última análise, o próprio Deus que mora em nós. Assim sendo, precisamos aprender a mergulhar em nosso interior para encontrarmos verdadeiro sossego e felicidade. Quem está em contato com a alma é afortunado e feliz.

Podemos aproveitar o tempo de Quaresma, um tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração, para estreitar nosso relacioanamento com a alma. Refletir sobre nossas lembranças, perdoar o que precisa ser perdoado, tirar o véu que separa, lavar as feridas. Este é o momento, muito adequado, para mergulharmos dentro de nós mesmos e deixarmos que Deus fale, que a nossa alma fale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário