segunda-feira, 25 de abril de 2011

Significados da Páscoa

Peixe: na era das perseguições, os cristãos não podiam falar publicamente do Senhor Jesus. Recorreram, então, à palavra "peixe" em Grego, pois cada letra corresponde à inicial da afirmativa: "Jesus Cristo, de Deus filho, salvador". Em suas casas e roupas os cristãos pintavam a figura de um peixe, como profissão da sua fé em Jesus Cristo ressuscitado. Jesus, em suas aparições, serve-se de peixe e oferece aos apóstolos, daí a associação do peixe ao tempo pascal.

Ovos de páscoa: aparentemente morto, o ovo, no entanto, contém dentro de si uma nova vida; assim também o sepulcro de Cristo ocultava a vida nova que irrompeu na madrugada da páscoa.

Trigo e uva: alimentos básicos na refeição dos Judeus, o pão e o vinho foram assumidos por Cristo, na última ceia e foram transformados no sacramento da eucaristia.

Coelho: um dos mais populares símbolos entre os símbolos da festa da Páscoa, o coelho, animal veloz e fecundo, foi adotado por duas razões: primeiro pela rapidez com que se espalhou a mensagem de cristo e o evangelho; e em segundo pela multiplicação dos cristãos por todo o império romano e demais povos.

Cordeiro Pascal: ao sair do Egito, Moisés transmitiu aos Israelitas a ordem do Senhor Deus: cada ano, na primeira semana da primavera, todos deveriam fazer uma refeição cultual tendo como prato principal o cordeiro, e o sangue do animal, marcando os umbrais das portas, livraria seus antepassados da morte. A carne serviria de sustento na caminhada através do deserto. Ainda, Jesus foi apresentado por João Batista aos judeus como o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, e nisso os que têm fé acreditam, pois o sangue de Jesus nos libertou de nossos pecados. Por último, "o Sírio Pascal", que representa Cristo ressuscitado e lembra-nos também, a coluna de fogo que precedia o povo hebreu na caminhada através do deserto para a terra prometida. O sírio tem gravado nele uma cruz; nas extremidades, superior e inferior da haste vertical estão impressas as letras gregas: Alfa e Ômega, que simbolizam a eternidade de Cristo Jesus, o princípio e o fim, e os algarismos gravados nos quatro ângulos da cruz, representam o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário