quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mulher a alma da casa

Achei muito interessante a reflexão do Monge Anselm Grun, livro “A alma”, quando ele associa a mulher como a alma da casa:

“Filosoficamente, a alma é a forma do corpo, a forma que configura o corpo. Quando dizemos que a mulher é a alma da casa, queremos significar também que ela mantém unido o interior de toda a casa. Ela irradia um humor que marca toda a casa. É a responsável para que todos os que entram na casa e lá se demoram se sintam bem. Ela determina o espírito reinante na casa.
Para Jesus, a oração é o caminho de entrarmos em contato com nossa alma e fortalecê-la diante das forças e poderes deste mundo. Jesus fala da oração constante. Quem está em oração está também em contato com sua alma. O caminho espiritual é o caminho da alma. Para Santo Agostinho, rezar significa entrar em contato com o desejo da alma. Quando rezo, sinto que não me perco no agir exterior, no êxito ou no insucesso, nas relações bem sucedidas ou fracassadas. Em mim há outro mundo, o mundo divino, no qual minha alma está em casa.”

Por esta análise podemos ver que fica nas costas da mulher a harmonia e a paz na casa, então, até acho que vocês mulheres vão dizer que é impossível, antes de estudar com os filhos rezem um rosário (pelo menos um Pai Nosso e uma Ave Maria) e evitem durante o estudo beliscões e berros. Não arranquem os cabelos, paciência, muita paciência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário