sexta-feira, 29 de abril de 2011

2012, o fim do mundo

É comum escutarmos profecias de fim do mundo, interpretações Bíblicas fora de contexto, profecia maia, profecias de Nostradamus, falsos ou achismos dos segredos de Fátima e etc.

Outro dia, recebi na rua um folheto, de uma destas seitas apocalípticas, que prevê o fim do mundo para dia 21 de maio de 2011. Tem um monte de citações Bíblicas e interpretações diversas. Lembrei-me de algo semelhante que eu recebi em 1990, um pôster que falava da vinda do filho do homem, do arrebatamento de 1/3 da população, dos dias de trevas e o mais engraçado é que o filho do homem (Jesus) levava todo mundo pro céu em uma grande nave espacial.

Acho interessante como as pessoas são capazes de inventar ou pior acreditar mesmo nestas coisas e convencer os outros de uma realidade tão doida. Eu também acho que já entrei nesta, pelo menos tive curiosidade, com uns 16 anos ganhei um livro do “Nostradamus”, com seus muitos oráculos enigmáticos sobre o futuro. Estes oráculos são obscuros, vagos, os versos estão em linguagem confusa, mesclando francês, provençal, italiano, grego, latim, astrologia, matemática e etc. No meu livro tinha a mensagem original, depois tinha uma tradução, óbvio que totalmente sem sentido, e por último a interpretação dos estudiosos que interpretam estes oráculos de forma arbitrária e tentando ligá-los a um acontecimento qualquer. Nostradamus viveu em 1500, nos livros verificam-se vários truques para apontar fatos já passados a se encaixarem nas interpretações feitas muito depois, para os oráculos ainda não acontecidos as datas ou interpretações são refeitas, me lembro de oráculos falando da vinda do anticristo, do fim do mundo, que datavam em 1989, 1994 e 1998. Hoje passou para 2012, 2014... Só acredita quem quer acreditar.

Outro dia saiu no globo.com sobre a profecia “maia”, que previa o fim do mundo para 2012. As autoridades mexicanas resolveram expor a “Pedra com o calendário maia” para mostrar que nela nada se fala de fim do mundo em 2012.

Na internet, volta e meia, rola informações sobre o terceiro segredo de Fátima, muita especulação. O que a maioria das pessoas não sabem é que não existe mais segredo.

“É falsa a alegação de que, de 43 páginas do segredo, somente 4 foram reveladas, restando 39 páginas a serem ainda descobertas ao público. A Congregação para a Doutrina da Fé, ao publicar as quatro páginas do terceiro segredo de Fátima, teve o cuidado de publicar o fac-simile do texto escrito à mão pela Ir. Lúcia, de modo que o leitor pode cotejar o impresso e o manuscrito, verificando que foi totalmente revelado. As 39 páginas restantes contêm uma carta do Santo Padre à Ir. Lúcia, o relato de uma visita de Mons. Tarcisio Bertone à mesma Irmã, a alocução do Cardeal Angelo Sodano em Fátima e a explanação feita pelo Cardeal Joseph Ratzinger em torno do terceiro segredo. Estes textos já não são partes integrantes do teor do segredo. Como observa o Cardeal Ratzinger (hoje Papa Bento XVI) o segredo não contém predições, mas um retrospecto da história da Igreja no século XX, que foi uma época de numerosos mártires e confessores da fé,... época violenta que atingiu a pessoa do próprio Papa. É arbitrário dizer que João Paulo II ainda há de ser assassinado e substituído por um antipapa que fará cessar a oblação da Eucaristia. Nem o segredo de Fátima nem o texto bíblico dão embasamento a tal hipótese.” (tirado: Revista “PERGUNTE E RESPONDEREMOS” D. Estevão Bettencourt, osb Nº 463 - Ano 2000 - Pág. 542)

Pois bem, se descartamos tais armadilhas para acreditarmos no fim do mundo, eu não posso deixar de exaltar as batalhas que temos pela frente. Afinal a Igreja foi quem salvou e moldou a Civilização Ocidental quando ela foi dominada pelos Bárbaros durante 6 séculos, foi ela que soube aproveitar o que tinha de melhor na civilização grega e romana, não as desprezando, e sabendo com os valores cristãos moldar a nossa Civilização. A idade média cristã foi um tempo de grande desenvolvimento religioso, cultural e artístico. A Igreja preservou a cultura dos povos antigos protegendo da destruição dos bárbaros as obras de artes e escritos, criou o sistema universitário, trabalhou pela caridade, pelo advento da lei internacional, o desenvolvimento das ciências, das artes, da música, do direito, da economia, da agricultura e muito mais. (recomendo o livro: Uma história que não é contada, prof. Felipe Aquino)

Hoje a Igreja, a família e os valores moldados ao longo de séculos estão sendo novamente ameaçados. Por isso temos que tomar cuidado, não com o fim do mundo, mas com os novos pensamentos iluministas, a “Nova Era”, a “revolução do Gender”(liberalismo), as ideias de “Gramsci” (socialismo), a “teologia da libertação”, e muitas ideias contrárias a sociedade de hoje e que podem ameaçar profundamente as nossas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário