terça-feira, 24 de maio de 2011

História da Salvação (1a. Parte)

O Senhor Deus criou o céu e a terra... (Gen 1)
O Senhor Deus deu o sopro de vida ao homem, dando consciência ao primeiro homem (Adão) e a primeira mulher (Eva). Adão e Eva desobedecem (Pecado original) a Deus e são expulsos do paraíso. Adão conheceu Eva, sua mulher, ela concebeu e deu a luz a Caim e em seguida a Abel. Caim tinha inveja de Abel e o mata. Eva então tem mais um filho Set. Apesar do pecado de Caim, o Senhor Deus o expulsa de suas terras, mas o marca com um sinal para que ninguém o mate.

De Set temos 7 gerações até Noé.
Na época de Noé o mundo estava corrompido pela maldade humana, e Deus o manda junto dos seus filhos (Cam, Sem e Jafet) construírem uma arca para se salvar e a cada casal de animais de todas as espécies. Depois do dilúvio Deus faz uma aliança com Noé e com toda a sua posteridade.

De Sem temos 8 gerações até Abraão. (+/- 1850 a.C.)
Abraão era depositário das promessas da aliança do Senhor e merece ser chamado o pai dos crentes. Ele era pagão de origem, e foi guiado por Deus a deixar sua terra natal e se estabelecer na Palestina. Aí ele recebe as promessas divinas: Será o pai de um povo numeroso e abençoado. A aliança consistirá na fidelidade que o povo deverá guardar com Deus. A fim de testar sua fé, numa prova de excepcional importância, ele é chamado a entregar seu único filho Isaac ao Senhor, que através de um anjo impede o sacrifício. O Senhor o abençoou e disse: "Multiplicarei a tua posteridade como as estrelas do céu". Foi durante a vida de Abraão que Sodoma e Gomorra foram destruídas. (Gen 22)

Isaac tem 2 filhos, Esaú e Jacó (Gen 25).
Esaú era o primogênito e preferido, mas quando Isaac estava em seu leito de morte, Jacó engana o pai, com a ajuda da mãe, e recebe a benção que era de Esaú. Este jura Jacó de morte que foge de Bersábeia (Palestina) para Harã (Mesopotâmia). Durante o caminho Jacó dorme e sonha com o Senhor, que lhe diz: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão e o Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que estás deitado... E promete abençoar a sua posteridade. Jacó fez então seu voto com Deus: Se Deus for comigo, se Ele me guardar e me der pão para comer e me fizer voltar em paz para casa paterna, então o Senhor será o meu Deus. (Gen 28) Apesar de Jacó ser um homem cheio de defeitos, é nele que se fixa a livre escolha de Deus e, é nele o elo que levará às gerações futuras a benção divina. Ele recebe um novo nome - Israel - e torna-se um homem novo.Esaú revoltado se casa com a casa de Ismael para contrariar a casa de Isaac. Anos depois, Jacó retorna e é perdoado por Esaú (Gen 33).

Continua... leia postagens anteriores (êxodo, exílio da Babilônia, Gênesis (os dois relatos da criação) e criacionismo ou evolucionismo)

Um comentário: