quinta-feira, 2 de junho de 2011

História da Salvação (3a. Parte)

A conquista da Palestina pela tomada de Jericó - Josué (+/- 1.200 a.C.)
A terra foi ocupada e distribuída em doze territórios de acordo com as doze tribos.

O pequeno povo dos hebreus foi se desenvolvendo aos poucos até que conseguiu se organizar como um reino no meio dos vizinhos. Este período, chamado de Juízes, durou cerca de 200 anos. O último juiz, Samuel, terminou por conceder ao povo a "constituição e as leis" de um reino. A Lei (Torá) ou Pentateuco é composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio).

Saul foi sagrado rei pelo ano 1.000 a.C., mas nunca passou de um rei local e medíocre.

Estava reservado a Davi firmar o poder real sobre todas as tribos de Israel. Davi (Israelitas) x Golias (Filisteus).

Salomão (970 a.C.) organiza Israel e faz aliança com o Egito e constrói o Templo de Jerusalém.

Em 930 sob o reinado de Roboão acontece o cisma do reino de Israel e as dez tribos do norte separam-se de Judá e Benjamim para constituírem um reino independente.

* Fundação de Roma +/- 750 a.C.

O reino do norte é conquistado em 722 por Sagon II, rei da Síria.

Nabucodonosor, rei da Babilônia, em 598 se apodera de Jerusalém. O conquistador transforma a Judéia em estado vassalo e deporta para a Babilônia uma parte da população.

Em 331, a Palestina inteira é conquistada por Alexandre Magno (Macedônia). Os israelitas, privados de seus reis. Procuram organizar-se em uma comunidade religiosa.

A partir de 323 a Judéia passa a ser dominada pelos generais de Alexandre que dividiram entre si o grande império grego.

Em +/- 170 a.C., os judeus atravessaram um período de grandes tribulações e perseguições por parte do rei da Assíria, Antioco Epifanes. Foi uma época de revolta e da guerra santa de libertação e a Judéia conhece então uma independência que dura um século.

No ano 63, Pompeu o Grande, à frente dos exércitos romanos, invade a Palestina, reduzindo-a a uma província Romana.
Pouco mais tarde, César divide-a em 4 partes, governadas cada uma por um tetrarca. A frente da Galiléia foi colocado um príncipe Judeu por nome Herodes.

Ps.: leia postagens anteriores (êxodo, exílio da Babilônia, Gênesis (os dois relatos da criação) e criacionismo ou evolucionismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário