quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Igreja e o Ocidente

Em 473 d.C. com a queda do Império Romano, o mundo Ocidental ficou entregue aos bárbaros, povos nômades que não partilhavam da cultura greco-romana (godos, burgúndios, vândalos, visigodos, ostrogodos, francos, germânicos, angros, saxões, hunos, etc), que por situações diversas começaram migrações, conquistas, invasões, tornando a Europa um mosaico de povos por cerca de 6 séculos.
As invasões bárbaras que ocorreram entre os anos 300 e 1.000 d.C. a partir da Europa Central e que se estendeu a todo o Continente foi um fenômeno muito diversificado com motivos incertos: talvez como reação aos ataques dos Hunos vindos da China sobre eles, as pressões populacionais ou até mesmo alterações climáticas.
Esses povos invadiram o Império Romano como uma avalanche, destruindo a civilização e implantando o regime da força contra o da lei, era a barbárie. O ocidente europeu foi estraçalhado física e moralmente por muitos grupos bárbaros que disputavam os espaços. A Igreja Católica foi a única instituição a ficar de pé e foi fundamental para dar uma cara ao mundo Ocidental que temos hoje.

A Igreja, através dos seus bispos e missionários, dedicou-se à ação evangelizadora desses povos para converter em verdadeiros cristãos aqueles que haviam abraçado a fé superficialmente. A obra missionária foi favorecida pelo conteúdo da mensagem evangélica: “Deus é Amor”; “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós”; “Ama o teu próximo como a ti mesmo”.

Foi fácil? Não! O Papa São Leão Magno (440-461) foi ao encontro de Átila, rei dos Hunos, persuadindo-o a não destruir Roma e matar seus habitantes. Surgiram entre os Bispos muitos defensores das populações, que tinham que assumir não somente a pregação do Evangelho, mas também a administração dos bens de sua Comunidade, o contato com os bárbaros, a proteção e a alimentação das populações carentes. Daí já é possível começar a entender porque a Igreja liderou o Ocidente, por tanto tempo.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário