quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Livros Sapienciais

Os Livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento são: Jó, Salmos, Cânticos, Provérbios, Eclesiástico, Eclesiastes e Sabedoria. Foram escritos, em sua maioria, em linguagem poética, fazendo uso de metáforas, e têm um caráter de ensinamento sobre a Sabedoria. O Livro de Eclesiástico e Sabedoria, não está na Bíblia Protestante, somente na Bíblia Católica. Os livros sapienciais é onde estão revelados os mistérios de Jesus e de sua vinda.

O livro de Jó, por exmplo, o personagem representa o homem da terra, o pobre, o trabalhador, são pessoas que até os dias de hoje são roubadas na sua identidade, na sua forma de ser e no seu direito de viver. O livro a princípio quer passar que o homem sofre porque Deus quer, porque fez algo para merecer tal sofrimento, quer justificar que para a miséria não há solução. Mas o mesmo livro é aberto e revela toda a tentação e a luta do homem contra o mal, que não é Deus, pois este é bom, justo e misericordioso, mas sim seus opressores, que muitas vezes como Eliú se esconde como lobo em pele de cordeiro fazendo discursos com postura fervorosa para enganar o seu irmão simples que tem fé e acredita na prece (Jó 36,2 e 37,24). Enquanto muitos, os governantes, querem o povo passivo, temos a reflexão de um texto literário que mostra a luta do homem contra esta opressão, um homem que as vezes no desespero vê na morte o único caminho de liberdade. Esta é a luta do povo hoje, um povo sofrido, cansado de ser enganado, roubado pelos governantes. Políticos que se escondem muitas vezes atrás da palavra de Deus, que se faz de amigo, que quer mostrar outro Deus, uma política, uma religião de retribuição. E a reflexão de Jó nos diz: Não!!! Não vamos ficar calados, não vamos compactuar com isto, chega, basta, vamos a luta, vamos fazer o que é certo, vamos mudar os rumos, pois a miséria tem solução sim.

O livro dos provérbios, é a literatura do povo, é aquilo que o povo vê repetidamente e torna algo presente. Eles pertencem ao gênero literário universal e podemos dizer que permanecem no tempo. Nos provérbios podemos encontrar expressões de sabedoria diversa e de povos diversos. Alguns têm um cunho familiar e de conselho no comportamento social e na experiência de vida, outros de cunho popular, profano, mas há também provérbios que tem caráter profético (Prov 10,1 e 20,23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário