quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Maria, Mulher dócil à voz do Espírito

"Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38).

João Paulo II em sua carta apostólica Tertio Milennio Adveniente, nos convida a descobrir Maria como mulher dócil à voz do Espírito Santo, mulher do silêncio e da escuta, mulher de esperança que soube acolher como Abraão a vontade de Deus "esperando contra toda esperança" (Rm 4,18).
Buscando uma melhor explicação da palavra dócil, procurei no dicionário sua definição e encontrei que dócil é aquele que se deixa conduzir facilmente; que é fácil de ensinar; obediente, dúctil; que se deixa trabalhar com facilidade.É fácil ser dóceis quando tudo está bem; porém a vida de Maria, ainda que à primeira vista luz tão formosa, esteve cheia de caminhos escabrosos e difíceis. Maria se deixou guiar em momentos de necessidade econômica, quando teve que dar à luz o Salvador do mundo em uma gruta em Belém e durante seu exílio no Egito.
Maria se deixou guiar pelo Espírito nas situações difíceis, quando estando desposada de José, ficou grávida. Deixou-se guiar pelo Espírito no momento em que Jesus ficou para trás no Templo em Jerusalém e quando pediu a Jesus um milagre nas bodas de Caná. No momento da Anunciação, a Virgem Maria recebe toda a força que a acompanhará durante os difíceis momentos que teve que viver, assim como Jesus recebe a força para suportar sua Paixão e sua Crucifixão em sua oração no horto de Getsêmani.

E você, está dócil ou fechado à voz do Espírito Santo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário