quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Sentido do termo Evangelho

O sentido do termo "evangelho" é "Boa Nova" e os quatro livros canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João) têm como objetivo relatar, não uma biografia ou a história de Jesus, mas a experiência, o anuncio desta "Boa Nova". No princípio houve a pregação oral dos apóstolos, centrada em torno do "querigma" (primeiro anúncio) que anuncia a morte redentora e a ressurreição do Senhor. Todos os evangelistas adaptaram a mensagem de Jesus para as condições de seus leitores e de sua comunidade, buscando provar, graças ao testemunho dos apóstolos, que Jesus era de fato o Messias que veio instaurar o Reino de Deus no meio de nós e trazer a salvação para toda a humanidade, sem discriminação e exclusões, como anunciado pelos profetas de outrora, pretendendo com isto fazer um apelo para a conversão.
Os três primeiros evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) são chamados sinóticos (do grego: syn = com, conjunto; ôpsis = visão), podem ser visto numa só visão de conjunto, mas por terem sido adaptados para os seus leitores, apresentam diferenças entre si, mas sem alterar o núcleo do anúncio.
O evangelho de João apresenta características próprias neste anúncio, não seguindo o mesmo esquema nem a mesma linguagem dos três primeiros autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário