quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Apocalipse

O Apocalipse foi escrito entre o ano 90 e 100 d.C.. Era uma época de perseguição, onde a escola do império romano ensinava que o imperador era o Senhor do mundo (Ap 13, 4.14). Os cristãos diziam o contrário: “Jesus é o Senhor dos Senhores!” (Ap 17,14; 19,16). E não era só isso, o império tinha seus deuses e era em nome destes falsos deuses que o imperador se declarava Senhor do mundo, todos deviam prestar-lhe culto, deste modo, conseguiu montar um sistema que controlava a vida do povo (Ap 13, 16-17), explorando o pobre para aumentar o luxo dos poderosos (Ap 18, 3.9, 16).
Enquanto isso, para os cristãos, Deus era um só, Pai de todos, então todos se tornavam irmãos Nele. Por isso, em nome da fé, procuravam colocar em comum os seus bens (At 4,32). Diziam que todos eram iguais e condenavam os ricos que exploravam os trabalhadores. Por causa das diferenças recusavam-se a apoiar o sistema injusto do império romano (Ap 18, 4).
O conflito estava aberto, pois o novo regime pregado pelos cristãos ameaçava o sistema do império e, de fato, uns trinta anos depois da morte de Jesus o imperador Nero decretou a primeira grande perseguição, por volta de 64, foi o início dos tempos difíceis.
Depois da morte de Nero, os cristãos tiveram um tempo de paz, mas que não era completa, pela ameaça que eram ao sistema do império. Por isso, em torno do ano 90, o imperador Domiciano decretou nova e mais violenta perseguição, com torturas para que os cristãos abandonassem a fé.
Foi para esse povo sofrido, das pequenas comunidades, espalhadas pelo império romano, sobretudo na Ásia Menor, que João escreveu o Apocalipse. Como hoje, também naquele tempo havia os fracos e os pobres que continuavam firmes na fé e na luta. Havia os que estavam perdidos, sem enxergar o rumo. Havia os que misturavam as coisas, sem entender direito o sentido. Todos perseguidos! Todos precisando de uma palavra de esclarecimento, de conforto e de coragem.
Apocalipse é uma palavra que vem do grego. Quer dizer revelação. O véu que separava, que não separa mais, pois foi revelado. A luz outrora apagada, que agora brilha. Esta é a Boa Nova que o Apocalipse quer revelar ao povo das comunidades: “O tempo está próximo!” (Ap 1, 3). Dentro do tempo da história, marcado pelas perseguições, existe o tempo de Deus, a hora de Deus, o plano de Deus. E é a esperança, na vinda desse tempo, que vem para libertar, que o povo é chamado a se apegar.
Por isso, o Apocalipse é antes de tudo, uma mensagem de conforto e de esperança para um povo em crise, ameaçado na sua fé por causa das mudanças e das perseguições. O Apocalipse, com todo o simbolismo, com a materialidade das visões para o seu significado aplicado, quer ajudar o povo a encontrar-se, novamente, com Deus, consigo mesmo e com a sua missão. Quer animá-lo a não desistir da luta e armá-lo melhor para o combate.
Qualquer interpretação do Apocalipse feita para meter medo ou para aumentar o desânimo deve ser considerada como errada e falsa, fugindo ao contexto histórico no qual ele foi elaborado e inspirado.

Luiz Felipe

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