sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Em mim terás paz (2a. parte)

Jesus, em João 14,27, nos fala disso. Ele estabelece aí uma diferença, uma separação: "Eu vos deixo a paz, Eu vos dou a minha paz". Nós falamos isso na missa. Em toda missa a gente fala isso, mas nunca acreditamos nisso. Nós não cremos na Palavra de Deus.
Jesus diz: "Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz; não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem tenhais medo".
A Palavra de Deus nos diz para não ficarmos ansiosos, que o nosso coração não se turbe, a que a gente não tenha medo. Nós não recebemos um espírito de medo, diz a Sagrada Escritura, mas a paz do Senhor.
Jesus diz: "no mundo tereis tribulação. Em mim, tereis paz" (Jo 16,33). Enquanto estivermos fisicamente no mundo, teremos tribulação. Porque o mundo não pode dar outra coisa. Faz parte do sistema dele tribular, perseguir e hostilizar, mortificar aqueles que são de Deus, os que vivem a vida de Jesus, porque o mundo não suporta isso, repetimos. Como não suportou a Jesus. O mundo não suporta Jesus e não suporta aqueles que vivem a vida de Jesus.
Temos de saber que o mundo nos odeia e que vamos ter tribulação continuamente. Faz parte, é nossa missão estar em território inimigo, sendo hostilizados continuamente por esse inimigo. "No mundo, tereis tribulação". Não há escapatória.
Temos de contar com ela. "Mas não temais. Eu venci o mundo." "Coragem! eu venci o mundo." O mundo não pode nada contra nós. Não precisamos ter medo. "Eu vos dou a minha paz, e a minha paz vos guardará."
Deus nos colocou aqui no mundo e aqui vamos sofrer as pressões do mundo, as exigências do mundo, as necessidades do mundo. Mas também nos colocou em Cristo Jesus. Fomos colocados por Deus em Cristo Jesus, para sermos sustentados por Ele, guardados imperturbáveis no meio de todas as pressões e tribulações do mundo.Então, aqueles que vivem a vida de homens carnais, como diz São Paulo, serão arrastados pelo mundo, porque vivem segundo o mundo, com sua mente conforme o mundo. Mas aqueles que obedecem à Palavra da Sagrada Escritura: "Não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos mediante a renovação da vossa mente", esses não são arrastados pelo mundo, porque o mundo não os engana mais.
Se é a vida do Espírito que está em nós, ficaremos imperturbáveis, venceremos o mundo, não por nos opormos a ele, não porque o combatemos, mas por não sermos daqui; por sermos de outro mundo, de um modo muito positivo: no poder de Deus, no poder do Alto. Por possuir um amor, uma alegria, uma paz, fruto do Espírito, que o mundo não pode dar nem tirar e porque temos todas essas coisas em Cristo Jesus, coisas de que os homens tanto necessitam, nós podemos dar isso aos homens. Podemos transmitir a boa nova aos homens, que eles não têm necessidade mais de viver segundo a carne, mas de viver no Espírito crendo em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário