terça-feira, 18 de agosto de 2009

Criacionismo x Evolucionismo

O criacionismo se infiltra em comunidades religiosas, em geral protestantes, que se orientam na gênese bíblica, fazem uma interpretação literal do texto do livro do Gênesis, recusam a Evolução e mantém a fé na criação divina. Cientistas Religiosos aderiram à causa, os Criacionistas "Científicos" tentam enquadrar dados da natureza na revelação bíblica com a "Ciência" da Criação, normalmente rejeitando também, além do pensamento que explica a vida na Terra pela Evolução Biológica das Espécies, a teoria científica dominante de origem do Universo, o Big-Bang.

Enquanto a maioria das Igrejas protestantes é criacionista, a Igreja católica considera este debate, criacionismo ou evolucionismo, um absurdo. O Papa João Paulo II já havia dito que "a teoria da evolução é mais do que uma hipótese"; isto é, tem bases científicas. Criação e evolução não se opõem entre si, desde que se admita que Deus criou a matéria inicial, dando-lhe as leis de sua evolução, e cria até hoje toda alma humana, que é espiritual. Esta matéria inicial pode ter dado inicio ao chamado Big Bang (a grande Explosão) segundo os astrofísicos modernos.

O Papa Bento XVI afirmou, no encontro com o clero das dioceses de Belluno-Feltre e Treviso (Roma, 2007), que a teoria da evolução pode coexistir com a fé. O Papa explicou que o evolucionismo e o criacionismo são apresentados como alternativas que se excluem uma à outra. “Esta oposição é um absurdo porque por um lado há muitos testes científicos a favor da evolução”, mas por outro lado esta teoria não responde a grande pergunta filosófica "De onde vem tudo?", com a qual se entende a ação de Deus.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário